quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dakota Fenning

Seu pai, Steven Fanning, era jogador de beisebol e atualmente trabalha como vendedor de eletrônicos em Los Angeles. Sua mãe, Joy Fanning, era jogadora profissional de tênis. Ela queria colocar o nome "Hannah", mas seu pai queria "Dakota", então ficou Hannah Dakota Fanning, que ela usa entre amigos e família. Dakota tem uma irmã menor que se chama Elle Fanning e que atua em alguns filmes ao seu lado.
 Iniciou a carreira aos cinco anos, trabalhando em comerciais. Aos oito anos, tornou-se a mais jovem indicada ao Screen Actors Guild Award por sua atuação em Uma Lição de Amor (2002).
Seguiram-se aparições nas séries E.R. - Serviço de Urgência, Ally McBeal, C.S.I e Spin City, até Dakota estrear no cinema, com apenas seis anos, no filme Uma Lição de Amor (atuação como Maddie), em 2000.
Já vivendo em Los Angeles, Dakota atuou em inúmeras produções, incluindo a participação na série produzida por Steven Spielberg Taken e uma pequena aparição em Friends, na qual interpretou a menininha Mackenzie.
Em 2009, já adolescente, interpretou a jovem vampira Jane Volturi em Lua Nova, segunda parte de Crepúsculo. Em 2010, gravou Eclipse, terceira parte da série, na qual interpretou a mesma personagem. Também em 2010, previsto para setembro, Dakota será a cantora Cherie Currie em The Runaways, ao lado de Kristen Stewart (que interpretará Joan Jett), sua companheira em Lua Nova e Eclipse e talvez de Amanhecer, já que a atriz deverá ser chamada para participar também da quarta parte de Crepúsculo, ainda sendo a vampira Jane Volturi.
Em 2009, foi considerada pela revista Forbes como a segunda atriz mais rentável do cinema[6]. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tendo assim direito a votar no Oscar. Está na lista das 50 melhores atrizes do mundo, na lista oficial de Oprah Winfrey. Em setembro de 2010, posou[7] para a revista Dazed & Confused.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião!!Fale conosco sobre o que vc achou da postagem acima, e por favor naum xinguem. Bjos Curious Girl and Girl Informant.